quarta-feira, 10 de julho de 2013

Resenha #1: O Começo do Adeus

Olá gente! Venho hoje com uma resenha pra vocês, a primeira! Ela já estava pronta faz um tempinho, mas só agora consegui colocar aqui. Deixo aberto pra vocês expor as opiniões sobre o blog, sobre a resenha e claro o que acharam do livro! Vamos lá então:

       Livro: O começo do adeus

       Título original: The begginer's goodbye

       Autora: Anne Tyler

       Editora: Novo Conceito

       ISBN: 9788581630397

       Ano: 2012

       Páginas: 208

       Skoob: aqui



Sinopse: Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.
     O livro começa de uma maneira um pouco confusa , pelo o que dá para entender é que sua esposa voltou dos mortos e agora caminha com ele.
     A história é narrada pelo protagonista Aaron Woolcott, um homem novo que tem deficiência no braço e na perna, pois sua mãe não cuidou de uma gripe quando era pequeno, andava de muleta e não gostava de ajuda. As histórias que ele conta se passam no passado e no presente e elas se intercalam entre si.
     Aaron é editor em uma editora de seu falecido pai, onde tem como chefe a sua irmã Nandina. A história de amor começa quando a editora decide lançar mais um livro da série "Para iniciantes", o livro se chama "Câncer para iniciantes". Para poder escrever o livro ele precisa, além de um médico já parceiro da editora, de uma especialista em radiologia, e é nessa visita à doutora que ele conhece o amor de sua vida, seu nome é Dr. Dorothy Rosales. No primeiro encontro deles para tratar sobre o livro já rola um clima, mais por parte dele do que dela, pois para ela é tudo profissional, mas acabam marcando outros jantares para tratarem de negócios e também simplesmente jantarem, quando eles viram já estavam namorando e certo dia se casaram, sua irmã Nandina não gostou muito da escolha.
     Eles eram daqueles casais que brigam e discutem por qualquer coisinha. Certo dia Dorothy estava procurando os biscoitos que ela gosta de comer depois que volta do trabalho, mas ela não encontra, pois uma amiga da editora onde Aaron trabalha tinha ido na sua casa fazer um chá para ele porque estava com gripe e acaba reorganizando a cozinha. Os dois começam a discutir por causa do biscoito, Aaron emburrado se tranca no quarto, enquanto Dorothy vai sozinha para o solário. Aaron fica pensando no que aconteceu e decide não ir falar com ela, até que ele ouve dois barulhos estranhos e vai ver o que era, e era o antigo carvalho que eles tinham no quintal de casa que caiu sobre o solário (mas tinham dito para ele que a árvore não cairia, pois era velha mas era forte. Uhum sei u.u). E foi assim que sua esposa faleceu, com o peito esmagado pela pesada tv antiga que não trocaram porque não tinham dinheiro.
     É claro que Aaron ficou inconsolável com a perda da esposa, foi então morar com a irmã e mandou consertar a casa. Durante todo esse tempo ele narra os seus atos cotidianos, a convivência com os antigos vizinhos e como ele não consegue pensar em mais nada a não ser em sua esposa, e se culpa por tudo aquilo ter acontecido, pois apesar das discussões ele a amava muito.
     Enquanto acontecia a reforma da casa ele se negava a visitá-la, então o pedreiro Gil ia a casa de Nandina para falar sobre a reforma. Acontece que Nandina se apaixona por Gil e Gil por ela, e no fim das contas os dois se casam. Aaron volta a morar na sua casa novinha em folha, porém ele começa a ver e sentir a sua falecida esposa e eles até conversam, para Aaron tudo isso era real, mas no final descobrimos que era apenas imaginação.
     Sua irmã sempre falava para ele arrumar outra mulher porque não era bom ficar sozinho. Até que um dia ele convidou Peggy para jantar, uma mulher que também trabalhava na editora (e a mesma que reorganizou a cozinha dele) e é claro ela aceita. Para não encompridar mais ainda o assunto, eles se casam e tem uma filha chamada Maeve. E Gil e Nandina tem gêmeos, Robby e Brenna.
     Aaron diz que ainda pensava em Dorothy e que tudo aquilo que ele pensou que era real, as conversas e os momentos que passou com ela após a sua morte, não passava da imaginação

Gente perdão pela enoorme resenha! Mas acho que está bem completa, é que eu me empolguei! haha. O livro é bom, é legal, a forma de escrita da autora também é muito boa  e a história é diferente do normal. Vale muito a pena ler, não é um livro que faz derramar lágrimas (pelo menos eu não chorei e olha que eu sou uma manteiga derretida! Tá, nem tanto), mas é muito emocionante! Então se vocês leram ou tem vontade de ler escreve aqui para eu ficar sabendo!

Beijinhos, Amanda Mendes

0 comentários:

Quem escreve


Olá meu nome é Amanda, mas pode me chamar de Amandinha, Mandy ou Amanda mesmo! Tenho 15 anos, sou curitibana, mas não amo tanto o frio. Sou apaixonada por livros, eles são essenciais para que cada um dos meus dias fique completo! Amo também assistir séries, filmes (principalmente no cinema) e sair com as amigas! Se quiser saber mais é só acompanhar o meu blog!

Facebook !

Instagram !

Search

Faça Parte!